A Secretaria Municipal de Projetos Governamentais compete:
Executar os projetos definidos no plano diretor municipal e seus instrumentos programáticos e orçamentários;
Normatizar, executar, controlar e monitorar os serviços executados;
Permitir, por meio de cadastramento dos projetos, o planejamento e monitoramento das iniciativas da gestão municipal;
Disseminar e promover o gerenciamento dos Projetos Governamentais, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços prestados e entrega de valor aos munícipes.
Identificar e priorizar, junto a gestão municipal, os Projetos Governamentais que necessitem de revisão, objetivando a otimização dos recursos públicos e a melhoria dos serviços públicos prestados à população rancho-queimadense.
Administrar os sistemas de convênios federais e estaduais, controlar, executar e prestar contas de convênios com recursos vinculados ao Governo do Estado e Governo Federal;
Auxiliar as Secretarias quanto ao cadastramento e elaboração de propostas, bem como sua adequação às prioridades estabelecidas pelo Governo Municipal;
A Secretaria Municipal de Defesa Civil compete:
Implementar e executar um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas, destinadas a evitar desastres ou minimizar seus impactos para a população e a restabelecer a normalidade social.
Tem o objetivo de reduzir os riscos e os danos sofridos pela população em caso de desastres.